1010-50 d.C. - Bíblia de Reichenau


A Bíblia de Reichenau, também conhecida como Evangelhos de Reichenau, é um conjunto de manuscritos iluminados produzidos na Abadia de Reichenau, situada na ilha homônima no Lago de Constança, Alemanha, durante os séculos XI, aproximadamente entre 1010 e 1050 d.C. Esses códices são exemplares notáveis da arte ottoniana e refletem a excelência do scriptorium de Reichenau, reconhecido como um dos centros mais influentes de produção de manuscritos iluminados na Europa medieval .

Os Evangelhos de Reichenau são escritos em latim, utilizando a minúscula carolíngia, e apresentam iniciais ornamentadas em ouro, conhecidas como "unciais douradas", que introduzem cada parágrafo e capítulo. Essa característica é distintiva da produção de manuscritos da escola de Liuthar, associada à abadia . As iluminuras incluem retratos dos evangelistas e cenas da vida de Cristo, com fundos em folha de ouro, demonstrando a influência bizantina e a adaptação local da arte sacra .

Durante os séculos X e XI, a Abadia de Reichenau tornou-se um dos principais centros de produção de manuscritos iluminados na Europa, especialmente sob o patrocínio de imperadores e bispos. A escola de Liuthar, ativa nesse período, foi responsável por obras-primas como os Evangelhos de Otto III e os Evangelhos de Bamberg, que influenciaram significativamente a arte ottoniana . A inclusão de elementos como os breviaria e capitula nos manuscritos indica uma preocupação com a organização litúrgica e a facilitação da leitura durante os serviços religiosos .

Os manuscritos produzidos em Reichenau são considerados patrimônios culturais de valor inestimável. Em 2003, dez desses manuscritos foram incluídos no Registro da Memória do Mundo da UNESCO, reconhecendo sua importância histórica e artística . Atualmente, exemplares dos Evangelhos de Reichenau estão preservados em instituições como a Biblioteca Estatal da Baviera e o Museu Walters, nos Estados Unidos, onde continuam a ser objeto de estudo e admiração .

Referências

THE WALTERS ART MUSEUM. Reichenau Gospels. Disponível em: https://art.thewalters.org/object/W.7/. Acesso em: 12 maio 2025.

AP MANUSCRIPTS. Reichenau Gospels, 1050 AD. Disponível em: https://www.apmanuscripts.com/religious-texts/reichenau-gospels-1050-ad. Acesso em: 12 maio 2025.

LIBRARY OF CONGRESS. Reichenau Gospels. Disponível em: https://www.loc.gov/item/2021667952/. Acesso em: 12 maio 2025.

FACSIMILES.COM. Reichenau Gospel Lectionary. Disponível em: https://www.facsimiles.com/facsimiles/reichenau-gospel-lectionary. Acesso em: 12 maio 2025.

WIKIPEDIA. Liuthar Gospels. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Liuthar_Gospels. Acesso em: 12 maio 2025.

WIKIPEDIA. Ottonian art. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Ottonian_art. Acesso em: 12 maio 2025.

---------------------------------------------

Link para a visualização dos documentos históricos:

1010 d.C:

 https://drive.google.com/file/d/1ImuwonD5g_zMcW7o00qW2Pg1h-XRk6sq/view?usp=sharing

1050 d.C:

https://drive.google.com/file/d/13V-ihRLJzm0bLTn2eipMR_mnhmgcvZ4h/view?usp=sharing